Geral

Empresários industriais fluminenses seguem pessimistas em junho, aponta Firjan


O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado pela Firjan, registrou 37 pontos em junho, com alta de 4,2 pontos na comparação com o mês de maio. Apesar da melhora, explicada principalmente pelas expectativas para os próximos seis meses, os industriais seguem pessimistas.

A pesquisa varia de zero a cem pontos e é composta pelos indicadores de Condições atuais e Expectativas para os próximos seis meses. Os resultados acima de 50 representam melhora ou otimismo e, abaixo, piora ou pessimismo.

O indicador de Expectativas para os próximos seis meses teve crescimento de 5,6 pontos na comparação com maio e registrou 42,3 pontos. Os três itens que compõem o indicador – Condições da Economia Brasileira, Condições do Estado e Condições da Empresa -apresentaram crescimento de mais de 5 pontos.

Já o indicador de Condições atuais apresentou leve aumento (1,5 ponto) e ficou em 26,4 pontos. Os três itens – Condições da Economia Brasileira, Condições do Estado e Condições da Empresa – tiveram leve melhora. De acordo com a Firjan, o crescimento do Icei-RJ de junho retrata a expectativa de retorno ou ampliação das atividades industriais.