Empresa desenvolve programa capaz de escanear rochas do pré-sal

Com a nova análise digital, projetos de óleo e gás ganham tempo e reduzem custos

O levantamento de informações petrofísicas das rochas encontradas no pré-sal representa uma das principais barreiras para que projetos se tornem mais ágeis e precisos, podendo aumentar um cronograma de exploração de petróleo e gás, com informações que demoram até 6 meses para serem levantadas. Para otimizar essa etapa, a Concremat desenvolveu o PORE, um software capaz de digitalizar uma amostra e reduzir o tempo da análise para poucos dias. A tecnologia foi criada em parceria com a ESSS – empresa especializada em computação científica.

“Com o Pore, podemos verificar as características da amostra e entregar informações em menos de uma semana. No método convencional, isso pode demorar até seis meses. Esse tempo é crucial para a tomada de decisões por parte das empresas exploradoras, pois, com essas informações petrofísicas, é possível saber quanto há de petróleo na rocha e a melhor forma de extraí-lo”, explica Leonardo Verbicaro, físico, mestre e coordenador do projeto PORE na Concremat.

Além de aumentar a velocidade da análise, o PORE reduz o custo e não destrói as amostras. “O PORE funciona como um tratamento de imagem. Por ser digital, podemos fotografar a rocha e analisá-la sem necessidade de destruí-la, o que reduz consideravelmente o custo desse trabalho. Além disso, podemos criar um banco de dados, integrando informações de todas as amostras, e entender melhor os materiais que compõem um determinado campo de petróleo”, explica Leonardo.

A Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS) é uma multinacional brasileira especializada em desenvolver ferramentas de Computer-Aided Engineering (CAE) na área de fluidodinâmica, análise estrutural, eletromagnetismo e multifísica.

CURSO NOVO REPETRO SPED EAD com instrutor de alto nível técnico

Treinamento à distância, ministrado por Márcio Ávila, Doutor e Mestre em Direito Internacional, Analista Tributário, Advogado concursado, e Consultor Jurídico na Área Tributária da Petrobras, por 12 (doze) anos.

Conheça tudo sobre Análise Tributária e Aduaneira do REPETRO-SPED, e o novo Regime Aduaneiro Especial da Indústria do Petróleo e do Gás, veiculado pela Lei 13.586/17.

Para mais informações e matrícula click aqui: https://lnkd.in/dJ5y-en

Fonte: Fernanda Romano – Danthi Comunicações