EMPRESA CRIA LADRILHOS QUE CAPTAM ENERGIA DA CAMINHADA DOS PEDESTRES

Hoje é possível produzir energia limpa de diferentes formas. Uma maneira ainda pouco conhecida de fazê-lo foi desenvolvida pela Pavegen Systems: a empresa criou ladrilhos capazes de captar a energia produzida nas ruas com os passos dos pedestres.

O ladrilho também é capaz de armazenar a energia produzida em uma bateria de lítio. Esta eletricidade pode ser útil, para alimentar sinais de trânsito, postes das ruas, autofalantes e outdoors. Em geral, ela pode ser utilizada em todos os equipamentos que consumam pouca energia.

Quando uma pessoa pisa sobre o ladrilho, uma luz se acende e cada pedestre é capaz de gerar 2.1 watts de energia por hora. De acordo com o fundador da empresa, Laurence Kemball-Cook, somente 5% de energia armazenada, é usada na luz central da pavimentação ecológica.

A produção dos ladrilhos é feita com materiais quase 100% reciclados, além de ser a prova de água e resistente às diversas condições climáticas. Todo o mecanismo foi testado em uma escola e o resultado foi positivo, tanto no quesito durabilidade quando na geração de energia. Os experimentos serviram para alimentar atividades de recreação onde é necessário o uso de energia.

O produto já foi utilizado como uma pista dedança no Bestival, na Ilha de Wright e estão sendo testadas em East London. Em setembro deste ano, a empresa firmou acordo com a organização dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados em 2012. Os ladrilhos serão usados no cruzamento entre o Estádio Olímpico e o Westfield Stratford City Center Shopping.

Fonte -Fonte: Exame.com