ECONOMIA DE ENERGIA NO SENADO EQUIVALE AO CONSUMO DE 360 RESIDÊNCIAS

Entre 2012 e 2014, o Senado economizou 740 mil kWh de energia elétrica, o equivale ao consumo de aproximadamente 360 residências no mesmo período. Se for considerado o gasto médio mensal de 2015, registrado até outubro, a economia, desde 2012, seria de 937 mil kWh. Para reduzir o consumo e aumentar a qualidade do sistema energético, a Casa tem focado em campanhas de conscientização junto aos servidores e na aquisição de equipamentos com alto nível de eficiência energética.

A coordenadora do Núcleo de Coordenação das Ações Socioambientais do Senado, Andréa Bakaj, afirma que a redução não deve ser pautada apenas na redução do valor das contas de luz, mas também na preocupação com a escassez de energia no planeta. Com o intuito de alertar os funcionários sobre a importância das atitudes sustentáveis, algumas medidas devem ser implementadas ainda este ano, explica a gestora.

— Vamos fazer uma campanha de sensibilização corpo a corpo em todos os setores para buscar o apoio de ‘ecolegas’. Uma das nossas ações está voltada para a redução do consumo de energia — disse, referindo-se ao programa “Ecolega”, criado para disseminar as boas práticas adotadas por algumas unidades da Casa, tendo os servidores como aliados.

Segundo a coordenadora, a campanha contará com linguagem simples e direta, tanto nas explicações orais quanto no conteúdo dos materiais publicitários. Serão entregues adesivos com frases como “Ligue o bom senso e apague a luz”. Para Bakaj, a difusão de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho depende do engajamento de todos.

— Trata-se de um trabalho contínuo e feito em conjunto. Cada servidor pode ajudar muito, e aos poucos a gente vai difundindo essa mentalidade. É um trabalho de formiguinha para formar um exército de servidores conscientes — afirmou.

Eficiência

De acordo com Joelmo Borges, diretor da Secretaria de Infraestrutura, a iluminação do Senado é considerada de alta eficiência, levando em consideração “a quantidade de luz por watt de energia gasto”. Ele ressalta que os novos equipamentos adquiridos, a exemplo dos aparelhos de ar-condicionado, possuem o selo Procel Classe A de eficiência energética.

O diretor salienta que as prioridades da Secretaria de Infraestrutura são a adequação às normas vigentes e a modernização das instalações elétricas da Casa. O primeiro passo será a substituição de uma subestação por instalações mais seguras e adequadas à realidade atual.

— As normas evoluíram e as nossas instalações não acompanharam isso. A troca de uma das subestações será o primeiro passo para uma modernização completa. O impacto imediato para os usuários após a implantação do projeto será o aumento na qualidade da energia e confiabilidade do sistema. Para as equipes de manutenção existirão ganhos na segurança das instalações — concluiu Borges.

Fonte: Agência Senado

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.