DOMUS, O PRIMEIRO SOFTWARE BRASILEIRO LANÇADO PELA ELETROBRAS PROCEL PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ETIQUETAGEM DE EDIFICA

O Domus-Procel Edifica é o primeiro software brasileiro de auxílio ao desenvolvimento do programa brasileiro de Regulamentação de Eficiência Energética em Edificações. A ferramenta facilita a avaliação para a etiquetagem de edificações públicas, comerciais e de serviços, e permite simulações com variáveis de umidade, calor, consumo e demanda de energia, a fim de proporcionar o máximo de conforto, evitando o desperdício de eletricidade.

Segundo o Gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras, Fernando Perrone, a plataforma Domus Procel Edifica, de simulação higrotermoenergética e de capacitação profissional, é uma ferramenta genuinamente brasileira, que possui uma interface própria de Projeto Assistido por Computador que permite a elaboração rápida de projetos para analise de desempenho de componentes construtivos e de sistemas de climatização. “O programa lê plantas baixas, de softwares como AutoCAD e Vectorworks, entre outros. A leitura também é possível em arquivos do Energy Plus, que permite a obtenção de dados de geometria da edificação e elementos construtivos (camadas e suas propriedades termo físicas, ganhos internos e calendários), que facilita a analise do nível de eficiência de forma rápida, para arquivos nesse formato, tanto para o método prescritivo quanto para a simulação”, diz ele.

Em virtude do enfoque em emissão de etiquetas de eficiência energética para edificações, lembrando-se que elas são responsáveis por aproximadamente 48% da energia elétrica total consumida no País, no mês passado a Eletrobras lançou o software Domus-Procel Edifica, por um investimento de R$ 1,75 milhão , e através de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR), o Ministério de Minas e Energia e o Inmetro.

“A Eletrobras patrocinou essa ferramenta de grande qualidade, com potencial expressivo para redução de energia, contribuindo, assim, para que a sociedade brasileira usufrua conforto e promova sustentabilidade”, afirmou a superintendente de Eficiência Energética da Eletrobras, Renata Leite Falcão.

O Domus – Procel Edifica é um software de simulação higrotérmica e energética de edificações que fornece perfis de temperatura e umidade nas paredes para qualquer intervalo de tempo, além de apresentar valores de temperatura e umidade relativa para cada zona de uma ou mais edificações, considerando não apenas o transporte de calor, mas, também, de vapor e de líquido através do envoltório da edificação. Pode-se também obter e visualizar a ENCE de acordo com o RTQ-C, tanto pelo método prescritivo quanto pelo método de simulação.

Na época das crises mundiais no abastecimento de petróleo, aconteceram grandes perdas em diversos setores da atividade humana, inclusive os elevados preços de energia.

Sabendo-se que um projeto energicamente eficiente pode apresentar diminuição substancial de consumo de energia, pesquisas voltadas a eficiência energética foram feitas para o setor de construção civil. Além dos benefícios econômicos, as edificações de alta performance contribuem positivamente para o meio ambiente, reduzindo as emissões e consequentemente atenuando os efeitos do aquecimento global. Desta forma, o Domus-Procel Edifica foi desenvolvido, principalmente para utilização racional de energia e obtenção de um melhor equilíbrio entre Economia, Energia e Meio Ambiente.

Voltado para profissionais de engenharia e arquitetura, o software analisa diversos parâmetros, como conforto térmico, risco de crescimento de mofo e dimensionamento de sistemas de climatização. Uma das características deste software é sua aplicação didática e sua interface amigável, de fácil uso, possibilitando que o profissional da área de energia determine os ganhos térmicos de forma muito mais rápida e precisa, evitando o superdimensionamento de um equipamento. Além de permitir também avaliar de forma simples alternativas de climatização passiva.

Modelado para simular e analisar parâmetros como conforto térmico e consumo de energia em edificações, o software pode ser considerado de grande importância para melhorar a qualificação de projetos residenciais, comerciais e industriais, tornando viável uma maior eficiência energética destes projetos, sem diminuir os índices de conforto dentro da edificação.

Dentre diversos benefícios da ferramenta computacional, tal como suporte didático a alunos de cursos de Engenharia e de Arquitetura, espera-se que este programa contribua de forma expressiva para a difusão da cultura da eficiência energética em edificações e, consequentemente, para a redução do consumo de energia elétrica em edificações novas e já existentes.

Segundo dados da Eletrobras Procel, o potencial de conservação de energia desse setor é expressivo. A economia pode chegar a 30% para edificações já existentes, se passarem por uma reforma ou atualização, enquanto nas novas edificações, ao se utilizar tecnologias energeticamente eficientes desde a concepção inicial do projeto, a economia pode superar 50% do consumo.

Perrone diz ainda que “Essa poderosa ferramenta computacional promovida pela Eletrobras e referência brasileira de simulação para o processo de etiquetagem de edificações vem propiciar o atendimento ao mercado de profissionais de engenharia e arquitetura, projetistas de climatização, entre outros agentes da cadeia da construção civil brasileira e internacional”, finaliza.
Para saber mais sobre o software “Domus-Procel Edifica”, acesse o Portal da Domus, e encontre disponível o material didático, inclusive vídeos demonstrativos para download e tutorial.


Fonte -Fonte: Procel Info / Ivana Varela

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.