Geral

“curto-circuito e proteção” é tema do próximo webinar


Os dispositivos de proteção são fundamentais para assegurar o bom desempenho dos sistemas elétricos de indústrias, hospitais, plantas geradoras, locais de missão crítica e outros. Em “Curto-circuito e proteção de subestações industriais”, sexto webinar da “Série Subestações” das revistas FotoVolt e Eletricidade Moderna, o engenheiro eletricista Luciano Lima Dias vai oferecer uma visão geral sobre curto-circuito e sobre os dispositivos de proteção, que podem ser os mesmos para diferentes instalações, mas cujos ajustes têm de ser adequados para cada sistema elétrico. Também serão abordados pontos importantes a serem observados nos modernos estudos de proteção de sistemas elétricos. O evento acontece nesta quinta-feira, 6 de maio, às 18h00, com transmissão pelo canal de Youtube da Aranda Eventos (link abaixo).

Luciano é líder da equipe de estudos elétricos de sistemas de potência na Eaton Corporation, Divisão Power Quality (Brasil), realizando estudos para o Brasil e para outros países da América Latina, tendo inclusive ministrado treinamentos de proteção de sistemas elétricos no Chile, México e Peru. Seus estudos voltam-se principalmente a análise de curto-circuito, coordenação da proteção e seletividade, arc flash, fluxo de potência, harmônicos e transitórios de manobra, entre outros temas. Atua na área elétrica há 21 anos e desde 2011 faz parte da Eaton Corporation, empresa que atualmente executa mais de 3000 estudos de arc flash por ano, globalmente.

A “Série Subestações” teve início em 25 de março com “Regulamentação e normalização” (com João Gilberto Cunha, da empresa Mi Omega). Depois vieram “Aterramento de cabines primárias” (8 de abril, com Paulo Edmundo Freire, da Paiol Engenharia), “Projeto de SEs industriais de alta tensão: segurança e confiabilidade” (15 de abril, com Marcelo de Almeida Barbosa, da Barbosa & Andrade Engenharia), “Disjuntores a vácuo e a SF6: onde utilizar e como especificar” (22 de abril, com Jorge Luis Gennari, da Mantest Engenharia) e “Operação & Manutenção de Subestações” (29 de abril, com Cláudio Mardegan, da EngePower).

Todos os 32 webinars já realizados por EM e FV desde maio do ano passado estão disponíveis gratuitamente, na íntegra, no canal de Youtube da Aranda Eventos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLUR9G_mGGGNDlxNA2kQLmEr4vQsM3mfP9

As inscrições gratuitas para participar de “Curto-circuito e proteção de subestações industriais” nesta quinta-feira, podem ser feitas em https://oferta.arandanet.com.br/33o-webinar-em


Fonte: www.arandanet.com.br