CRT-RJ firma parceria estratégica com o Corpo de Bombeiros

Em reuniões realizadas nos dias 28 e 29/08, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio, o presidente do CRT-RJ, Sirney Braga, e o diretor de Fiscalização e Normas do CRT-RJ, Ítalo Judice, conseguiram acertar o compromisso da corporação em divulgar nota oficial informando aos batalhões sobre a obrigatoriedade do aceite dos Termos de Responsabilidade Técnica emitidos pelos técnicos industriais. “Essa é uma parte importante do nosso trabalho. O CRT-RJ é um órgão novo e precisamos apresentá-lo aos diversos entes que compõe o estado para que seja de conhecimento geral que agora os técnicos tem um conselho próprio e que a categoria precisa ser respeitada em sua autonomia profissional”, disse Sirney Braga.

Nos encontros ficou acertada ainda a aceitação, por parte dos Bombeiros, dos serviços realizados pelos Técnicos Industriais dentro das atribuições de fiscalização da corporação tanto nas chamadas autovistorias quanto em demais trabalhos de natureza técnica. “Foi uma vitória, sem dúvida nenhuma. Abrimos um importante canal de diálogo no sentido garantir esse mercado para os nossos técnicos”, disse o diretor. A comitiva do CRT-RJ foi recebida pelo Secretário Estadual de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, General Roberto Robadey Costa Junior e pelo Tenente Coronel Luciano, da Diretoria Geral de Serviços Técnicos (DGST).

Na ocasião também foram detalhadas as atribuições pertinentes à atuação dos técnicos industriais no âmbito das atividades acompanhadas pelo Corpo de Bombeiros. O encontro serviu ainda para ratificar os compromissos de parceria entre os órgãos. O próximo passo será formalizar a entrega de toda a legislação pertinente à corporação para que seja incorporada à base de dados dos bombeiros.

Paralelamente, o CRT-RJ trabalhará no sentido de garantir aos bombeiros acesso a cursos de formação em Técnico de Edificações conforme solicitação do Comandante Robadey. “Foi uma reunião realmente produtiva. Já deixamos agendado um novo encontro de trabalho entre as equipes técnicas do CRT-RJ e dos Bombeiros. Também estabeleceremos um canal direto com o Estado Maior da corporação para que sejam feitas gestões, inclusive com o Instituto Federal Fluminense, no sentido de sermos um facilitador para que seja garantida a formação dos bombeiros conforme solicitado”, afirmou Ítalo Judice.