Geral

Consumo em 2020 vai ser apenas 2% menor do que o ano passado


Projeção da CCEE é mais otimista do que a anterior por conta da recuperação nos últimos três meses

Estudo da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica aponta que o consumo registrado no SIN – Sistema Interligado Nacional vai encerrar o ano com um volume apenas 2% menor do que o registrado em 2019, apesar da queda abrupta que houve na atividade econômica durante o auge da pandemia.

Em relação à carga global do sistema, a estimativa é de redução de 2,3%. Segundo a CCEE, a leitura é mais otimista do que a de julho, quando houve a 2ª Revisão Quadrimestral para o Planejamento Anual da Operação Energética 2020/2024. Naquele momento, a CCEE, a EPE – Empresa de Pesquisa Energética e o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico previam uma retração de até 3% da carga neste ano.

Já no último trimestre de 2020, a estimativa é de retorno do consumo aos mesmos patamares de 2019. Nos últimos três meses, a expectativa da CCEE é de que o volume consumido fique entre 64,6 e 66,4 MW médios, valores muito próximos aos registrados nestes meses no ano passado.

Na análise da CCEE, os resultados de julho, agosto e setembro foram acima da expectativa e influenciaram a melhor projeção para o ano. Para os próximos anos, há uma projeção de aumento de consumo médio de 3,9% ao ano até 2024.

A média do consumo de eletricidade nos seis meses de distanciamento social no SIN entre 21 de março e 18 de setembro foi 4,5% abaixo do verificado no mesmo período em 2019. No mercado regulado, o consumo caiu 5,4% na mesma base de comparação e no mercado livre a queda foi de 2,5%.

Já entre 1º e 18 de setembro, período com altas temperaturas no centro-sul do País e início do processo de retomada econômica, houve um aumento do consumo do SIN de 1,7% quando comparado a setembro de 2019. No mercado cativo, houve queda de 1,2% e alta de 8,4% no mercado livre nesse período. O consumo de energia elétrica em setembro cresceu 2,9% em relação ao mesmo período de 2019.

 

Fonte: arandanet.com.br