CÂMARA VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR SMART GRIDS

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática vai realizar no dia próximo da 29 de outubro audiência pública para discutir as redes elétricas inteligentes e a sua implantação no Brasil. O deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que pediu o debate, justificou ser necessária à avaliação dos benefícios que a tecnologia trará a toda população brasileira no gerenciamento dos seus gastos com energia elétrica.
v
Para ele, é essencial definir as ações legislativas necessárias para destravar os empecilhos e também as políticas públicas que possibilitem a migração para essas novas tecnologias. Ainda segundo ele, o avanço nos setores de telecomunicações e informática no Brasil permite a implantação das smart grids. Ele declarou que a transição para o novo modelo de distribuição de energia elétrica é inevitável e altamente desejável.

Por outro lado, o parlamentar alegou que a implantação bem-sucedida desse modelo requer providências importantes, como a necessidade da definição de políticas públicas de Pesquisa e Desenvolvimento, industrial e de financiamento, o que para o deputado inclui o desenvolvimento da cadeia de equipamentos e serviços, a adequação da legislação e a recomendação de ações para solução das deficiências da atual estrutura.

Foram convidados para a audiência o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann; o secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Schaefer; o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Rodrigues Elias; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone; o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica , Nelson Fonseca Leite; e o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Humberto Barbato. A audiência será realizada às 14h30, no Plenário 13.

Fonte -Fonte: Canal Energia