CEDAE LEVARÁ ÁGUA TRATADA A DISTRITO DE SAQUAREMA


O governador Sérgio Cabral, através da Cedae, assinou em 19/05, no Bairro Boqueirão, em Saquarema, contrato para realizar as obras de implantação do sistema de abastecimento de água no distrito de Jaconé, naquele município da Região dos Lagos.

– Com a chegada da água da Cedae a Jaconé, o governo do estado está levando mais que apenas saneamento para a região, está levando saúde, afinal cada real investido em saneamento, economiza R$ 5 reais que teriam que ser investidos em saúde pública no futuro – destacou o governador Sérgio Cabral.

O conjunto de obras consiste na captação de tomada de água do Rio Roncador, por meio de 30 metros de tubulação com 300 mm de diâmetro; elevatória de água bruta e três bombas submersíveis; assentamento de 100 metros de tubulação para implantar adutora de água bruta, interligando a captação à Estação de Tratamento de Água (ETA); casa de química; leito de secagem, estocagem e destinação final do lodo gerado no processo de tratamento; e elevatória junto à nova ETA.

– Com investimento da ordem de R$ 8 milhões, as intervenções, que beneficiam diretamente cerca de 12 mil habitantes e resultam da parceira entre Estado, Cedae e União, através da Caixa Econômica Federal, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – informou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

A Cedae fará, ainda, reservatório com capacidade para 1 milhão de litros; assentamento de 2,4 metros de tubulação de 300 mm para implantação da adutora de água tratada; assentamento de mais 24 km de tubulação de 50 mm a 200 mm para instalar redes distribuidoras; e instalação de 2 mil ligações com hidrômetros, associada a programa de educação ambiental para a população da região.

Este é mais um empreendimento alinhado com o abastecimento de água da região do entorno do Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj).

A cerimônia contou com ainda com as presenças do vice- governador Luiz Fernando Pezão, da prefeita Franciane Conceição Gago Motta, do presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Ribeiro, e do presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo.


Fonte -Fonte: Nova Cedae