CARTILHA FORNECE DICAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A energia movimenta o mundo. Para que ela e os demais recursos naturais não acabem de vez, a ordem é consumir apenas o necessário, sem desperdícios. Este princípio da economia verde, ou seja, a aplicação da sustentabilidade nos negócios, é uma atitude inteligente e de bom senso de quem pensa no presente e no futuro do planeta, segundo a cartilha Eficiência Energética, da série Ideias de Negócios Sustentáveis do Sebrae.

Uma análise profunda e cuidadosa de todo o processo de produção e gestão de uma empresa mostra claramente onde estão os excessos e permite um planejamento para o uso adequado, de acordo com o guia.

Para reduzir a conta de energia elétrica utilizada no setor industrial, comercial e de serviços, uma sugestão é a substituição por fontes renováveis, como eólica e solar, por exemplo, que estão disponíveis o tempo todo e não correm risco de esgotamento.

“É necessário um investimento inicial para a compra do sistema de placas fotovoltaicas, que captam e armazenam a luz do Sol. A compensação vem com a economia financeira após o pagamento desta despesa e a grande contribuição para a saúde do meio ambiente”, pondera o documento.

Entre as opções para redução do custo de energia elétrica nas micro e pequenas empresas está o Programa Sebrae de Eficiência Energética, cujas ações têm foco específico neste segmento. O primeiro passo é uma autoavaliação do uso de energia. Com o resultado em mãos, um consultor visita a empresa para analisar o que pode ser feito.

Em seguida, implementa um modelo de gestão de energia elétrica acompanhado de orientações necessárias. A consultoria em eficiência energética é uma ferramenta do Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica (SebraeTec).

Fonte: Procel Info
Fonte -Fonte: Procel Info