CAI INTENÇÃO DE INVESTIMENTO NO SETOR DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

A intenção de investimento no ramo de materiais de construção caiu em setembro, de acordo com sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

A associação constatou que a intenção de investimentos recuou de 74%, em agosto, para 67% em setembro. Em comparação ao mesmo mês de 2012, o número teve queda de 14 pontos percentuais.

No entanto, a expectativa de resultados de vendas continua boa. O estudo mostra 55% das indústrias avaliando o período como bom.

Para o presidente da Abramat, Walter Cover, as incertezas sobre a desoneração do imposto sobre produtos industrializados (IPI) em 2014 e sobre a velocidade das obras de infraestrutura diminuem o apetite por investimentos.

“Apesar da continuidade da boa avaliação do setor, a queda nas intenções de investimento ocorre em função da incerteza sobre a desoneração do IPI para o setor da construção, após cinco anos de contínua desoneração. Também há incerteza sobre a velocidade de recuperação das vendas para o segmento da infraestrutura, que estiveram bastante deprimidas em 2012 e nesse ano”, afirmou Cover, em nota.

Ele defende a desoneração do setor. Segundo o presidente, as empresas estão em um período importante de planejar seus investimentos e “é um momento bom para o governo anunciar a desoneração para os próximos anos”.

A sondagem aponta também que 60% das companhias estão indiferentes quanto às expectativas sobre as ações do governo para o desenvolvimento do setor a médio prazo, 21% estão pessimistas e 19% estão otimistas.

O nível atual de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais de construção é de 83% em setembro, mesma média verificada no mês anterior.


Fonte -Fonte: Valor Econômico / Olivia Alonso

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.