BR Distribuidora adquire comercializadora de energia

Acordo prevê o desembolso de R$ 62,1 milhões e marca a entrada da distribuidora de combustíveis no setor elétrico

A BR Distribuidora, principal distribuidora de combustíveis do País, fechou acordo para adquirir a comercializadora de energia elétrica Targus. Embora o processo de compra esteja ainda sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o negócio envolverá 70% das ações da comercializadora, entre primárias e secundárias, ao longo dos próximos quatro anos, o equivalente a um desembolso de cerca de R$ 62,1 milhões.

A Targus iniciou sua operação em 2017 com a compra e venda de energia no ambiente de contratação livre (ACL) e expandiu recentemente sua atuação para os segmentos de geração distribuída e gestão energética de consumidores e geradores no ACL. Em sua carteira, a empresa tem 200 unidades consumidoras, tendo negociado 3900 GWh em 2019, com um faturamento próximo de R$ 900 milhões.

Com a meta de transformar a nova operação em uma plataforma integrada de soluções energéticas, a BR terá ainda a preferência de compra e venda dos restantes 30% das ações. Para a distribuidora, a oportunidade é de extensão de sua rede de clientes, ampliar a capilaridade comercial e estrutura financeira, sem perder a expertise dos sócios da Targus, que permanecerão na operação.

A sinergia aproveitará o grande número de clientes da BR, que só no B2B somam 14 mil grandes empresas, para oferecer a compra de energia elétrica do mercado livre e projetos de geração distribuída, ao mesmo tempo em que será aliada a comercialização de gás natural, que tende a evoluir com o desenvolvimento do Novo Mercado de Gás, marco regulatório prestes a ser aprovado e que deve modernizar o setor. Está também no alvo produtos de geração distribuída para consumidores menores e mesmo serviços relacionados ao futuro mercado livre de gás.

Fonte: arandanet.com.br