Bento Albuquerque confirma investimentos de R$ 2 Trilhões em geração, transmissão de energia e Óleo&Gás

A expansão dos investimentos do Governo Federal em energia nuclear e a importância para o Rio de Janeiro. Esse foi o tema central do encontro entre o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, teve com empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro, presidida por Angela Costa. O Rio hoje  tem 40% da sua energia abastecida dessa forma pelas usinas nucleares  Angra 1 e Angra 2 e está se preparando para receber o reinício das obras de  construção de Angra 3. Com ela,  esse percentual pode dobrar. Segundo o ministro, até o momento, foram gastos R$ 10 bilhões nas obras de Angra 3, iniciadas na década de 80, e serão necessários mais R$ 15 bilhões. No encontro,  Bento Albuquerque anunciou o investimento de R$ 1,4 trilhão em petróleo e gás até 2027, outros R$ 550 bilhões no setor de geração e transmissão de energia elétrica e mais R$ 80 bilhões no setor mineral.

No evento, também estiveram o presidente da  Eletronuclerar, Leonam Guimarães, o Presidente da Nuclep, Almirante Carlos Seixas, e o Presidente da ABDAN – Associação Brasileira de Desenvolvimento das Atividades Nucleares, Celso Cunha. A Nuclep, empresa subordinada ao Ministério de Minas e Energia, criada para atender ao Programa Nuclear Brasileiro, também é  referência no mercado nacional de Óleo e Gás. O Seu presidente fez questão de que a NUCLEP fosse uma das principais patrocinadoras do evento: “Temos imenso orgulho de estarmos diretamente ligados ao ministro de Minas e Energia, Almirante-de-Esquadra Bento, que, mesmo antes do ministério, como então diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil, sempre esteve ligado à NUCLEP. Sempre envolvido no desenvolvimento dos nossos projetos nucleares direcionados à Defesa do país, o ministro é ainda nosso presidente do Conselho Administrativo. A NUCLEP tem muito a contribuir com o crescimento do setor Energético nacional e nos faremos sempre presentes nos eventos que como este, engrandecem e fortalecem nosso ministério.”

Durante seu discurso, o ministro Bento Lima Albuquerque mais uma vez destacou que o Governo irá reiniciar e finalizar a construção da Usina Nuclear de Angra 3 nos próximos quatro ou cinco anos. Afirmou ainda que pretende apresentar até dezembro o Plano Nacional de Energia (PNE), e que este deverá apontar a construção no Brasil de novas usinas nucleares que atendam a necessidade do país de alterar sua matriz energética. E finalizou reforçando a expectativa para investimentos, até 2027, de R$ 1,47 trilhão em petróleo, gás e biocombustíveis, e R$ 550 bilhões em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Outros R$ 80 bilhões devem ser investidos em mineração até 2022.

Fonte: https://petronoticias.com.br