Geral

Baterias de vanádio para residências, comércios, fazendas…


Empresa atrai investidores para ampliar produção destinada a armazenamento residencial e desenvolver sistemas para instalações comerciais, agrícolas e outras.

Materialforschung VoltStorage

A VoltStorage, startup alemã especializada no desenvolvimento e produção de sistemas de armazenamento de energia, conseguiu atrair novos investidores para tornar viável comercialmente suas baterias de fluxo redox de vanádio (VRF). Trata-se de alternativa às baterias de lítio, com a vantagem de não utilizarem matérias-primas raras, serem 100% recicláveis, não inflamáveis e possíveis de serem carregadas e descarregadas muitas vezes e sem perda de capacidade.

Depois de ter recebido financiamento de “investidores-anjo” nos seus primeiros três anos de atuação, desde a fundação em 2016, agora a VoltStorage comemora uma nova rodada de aportes financeiros de firmas de investimento especializadas em tecnologia e energia.

O novo capital, cujos valores não são revelados, ajudará em primeiro lugar a financiar a expansão da produção em larga escala das baterias residenciais Smart VoltStorage. Mas também será empregado para desenvolver sistemas maiores de armazenamento de energia com a tecnologia VRF, para uso nos setores comercial, agrícola e mesmo residenciais de grande porte, como em condomínios. Até o fim de 2021, com o novo aporte, a VoltStorage planeja dobrar sua equipe e triplicar a área de produção em Munique, na Alemanha.

Nessa rodada de investimentos, entraram a belga Korys, voltada para projetos de transição energética, e as alemãs EIT InnnoEnergy, que já investiu em mais de 330 empresas de tecnologia verde desde 2010, e a Bayern Kapital, empresa de capital de risco que gerencia atualmente 13 fundos de investimentos com 550 milhões de euros, tendo aportado mais de 320 milhões de euros em 275 empresas inovadoras nos últimos anos.

Para atrair os investidores, colaborou muito a premiação que a solução de armazenamento da VoltStorage recebeu em 2018 na principal feira do setor na Europa, a EES Europe. A bateria residencial de VRF ganhou o prêmio de desenvolvimento mais inovador.