BANCO MUNDIAL FINANCIA PROJETO DE GESTÃO DE ÁGUA NO BRASIL


O Banco Mundial (Bird) anunciou na quarta-feira (13/07), a aprovação de um empréstimo de 107,3 milhões de dólares para o Programa Federal de Desenvolvimento do Setor Hídrico (Interáguas) e um sistema de gestão de desastres naturais na região nordeste.

O empréstimo vai financiar o Interáguas, programa administrado pela Agência Nacional das Águas (ANA) em conjunto com os ministérios do Meio Ambiente, da Integração Nacional e das Cidades, e visa o planejamento integrado do setor de água, além de financiar sistema de gestão de risco de desastres, a ser implementado na região Nordeste.

Em seu comunicado, o Bird afirmou que apesar de o Brasil possuir quase 20% da água doce do mundo, o país é marcado por uma distribuição muito desigual da provisão de água e enfrenta um crescente número de desastres naturais como inundações e secas, com grande impacto social, e que o empréstimo marcará mais uma etapa de investimentos do Banco no setor hídrico, que investe no setor no Brasil desde 1971.

O projeto vai apoiar os esforços do Brasil para oferecer acesso equitativo, confiável e sustentável aos serviços de abastecimento de água e saneamento, por meio de um planejamento integrado e eficaz em todo o setor. O objetivo é otimizar investimentos públicos, maximizar o retorno econômico e social, e garantir a sustentabilidade ambiental e social, destacou o Bird no comunicado.


Fonte -Fonte: O Eco Notícias / Daniele Bragança