Geral

Atividade econômica industrial em trajetória de recuperação


Desde março, o cenário de retração econômica veio junto com as incertezas causadas pela pandemia da Covid-19 e o início do isolamento social. No entanto, a Sondagem da Indústria Nacional já dá sinais de um movimento de recuperação, retornando aos patamares observados antes da pandemia. Esse cenário de recuperação mais intensa se reflete em maior otimismo por parte do empresário industrial brasileiro.

Após quatro meses, o empresário retomou sua confiança em agosto, o ICEI nacional alcançou 57 pontos, ultrapassando a linha divisória de 50 pontos. A melhora na confiança deve-se, principalmente, pelo otimismo do empresário com relação aos próximos seis meses. Na situação econômica atual, os empresários ainda estão cautelosos, mas já está claro que o pior momento da crise causada pela pandemia ficou para trás. A retomada da confiança é um importante primeiro passo para a consolidação da retomada da atividade industrial, com o aumento da produção e também dos investimentos.

Em linha com a retomada da confiança do empresário industrial brasileiro, a produção industrial apresentou o melhor desempenho desde o início da pandemia de coronavírus em junho (+8,9% na comparação com maio, ajustado sazonalmente), mostrando que o fundo do poço de abril parece ter ficado para trás. Essa foi a segunda alta seguida, acumulando no bimestre uma alta de 1% em relação aos meses mais afetados pela crise sanitária (março e abril). Importante destacar ainda que o avanço significativo de junho foi disseminado entre quase todos os grandes setores da indústria (24 dos 26 ramos industriais pesquisados), sinalizando uma recuperação da economia brasileira e ancorando expectativas mais positivas para o segundo semestre do ano.