APEX-BRASIL E ABSOLAR FIRMAM ACORDO PARA ALAVANCAR SETOR DE ENERGIA SOLAR

Foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), com o objetivo de alavancar o setor fotovoltaico brasileiro para atrair mais investimentos estrangeiros. As instituições trabalharão juntas promovendo o segmento no Brasil para os principais investidores internacionais, que estão nos EUA, Europa e Ásia.

Para o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, o investimento estrangeiro direto é fundamental não só para desenvolver a cadeia de energia solar, mas também para diversificar a matriz energética. A intenção, com o acordo formalizado, é intensificar as ações e unir dados, gerando assim informações estratégicas para o setor e para o país.

A parceria vem em um bom momento, já que o Governo Federal anunciou a realização de mais dois leilões de energia solar ainda este ano, com o primeiro marcado para o fim deste mês.

“Esse passo hoje é histórico. O setor precisa deste apoio para estreitar relações com investidores e transformar a infraestrutura do país, para que esteja apta a gerar e distribuir energia solar para residências, indústrias e até pequenas comunidades do interior do país”, ressaltou o presidente do Conselho Administrativo da ABSOLAR, Nelson Colaferro.

Atualmente existem algumas várias estrangeiras interessadas em investir no Brasil que são atendidas pela Apex-Brasil. Este ano, a maior fábrica de painéis solares da China, a BYD, anunciou, com ajuda da Agência, investimentos de R$ 150 milhões para instalação da primeira planta do tipo, que ficará em São Paulo.

Fonte -Fonte: NeoSolar