Geral

Águas Cuiabá desenvolve programa de redução de perdas de água


300 milhões de litros de água deixaram de ser desperdiçados em 2020.

O programa de combate à perda de água tratada da Águas Cuiabá evitou, somente em 2020, o desperdício de 300 milhões de litros em vazamentos e ligações clandestinas na rede. No grupo Iguá, controlador da Águas Cuiabá, essa gestão faz parte da agenda sustentável da companhia.

Fonte: www.arandanet.com.br
Foto: arandanet.com.br

Ao longo do ano, o consumo registrado em cada um dos bairros de Cuiabá é monitorado e há o acompanhamento regular de indicadores como a pressão da água na rede e a velocidade e qualidade dos consertos feitos nas tubulações. No calendário de ações desenvolvidas no último ano, a concessionária vistoriou ao todo 3,9 mil quilômetros de tubulações, extensão maior que a própria rede da cidade (2,6 mil km), o que significa que alguns trechos foram vistoriados mais de uma vez pelas equipes técnicas de combate a perdas.

Outro destaque é o monitoramento dos pontos de pressão, feito em localizações estratégicas, e a instalação de inversores de frequência, equipamentos que permitem maior controle da pressão nas bombas de distribuição. Segundo o coordenador operacional da Águas Cuiabá, Heron Lima, foram utilizadas metodologias reconhecidas pela IWA – International Water Association.

“O resultado positivo das pesquisas de vazamento, com 95% de assertividade nas análises suspeitas, ressalta os esforços técnicos dos profissionais em aperfeiçoar os serviços de distribuição de água e, também, o desempenho do Centro de Controle de Serviços da Águas Cuiabá”, aponta Lima. O gestor destaca ainda a redução de 75% no tempo de atendimento dos consertos e reparos de vazamentos de água, em comparação com 2019. Com os times engajados foi possível verificar e reparar mais de 24 mil vazamentos na cidade ao longo de 2020.