ACORDO ENTRE CEDAE E CONSTRUTORAS GARANTE OBRAS DE SANEAMENTO EM JACAREPAGUÁ


A Cedae, a Carvalho Hosken S.A. Engenharia e Construções e o Ilha Pura Empreendimentos Imobiliários (da construtora Odebrecht) assinaram nesta quinta-feira (19/9), na sede da Cedae (Avenida Presidente Vargas nº 2655, Cidade Nova), termo de cooperação técnica que vai garantir a continuidade das obras de saneamento na região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá. O acordo garante a doação à Cedae pelas construtoras de terreno de 1.000 metros quadrados na área do condomínio, na Avenida Salvador Allende, em Jacarepaguá, para a implantação da estação elevatória de esgotos do Eixo Olof Palme.

A nova elevatória vai integrar o sistema de esgotamento sanitário do Eixo Olímpico e receberá os efluentes da sub-bacia Eixo Olímpico, da bacia Camorim e de parte da Bacia Vargem Grande. A estrutura terá capacidade para transportar 450 litros de esgoto por segundo (l/s) para a estação de tratamento de esgotos (ETE) Barra. As obras começam no dia 1º de outubro e serão concluídas até o segundo semestre de 2014.

– Começamos por onde manda a boa regra da engenharia, trabalhando para termos antecipadamente água e esgoto. Antigamente, os problemas eram resolvidos após aparecerem, e quem acabava pagando a conta era o contribuinte – disse Carlos Carvalho, fundador da Carvalho Hosken.

O presidente da Cedae, Wagner Victer, afirmou que a medida vai evitar qualquer problema futuro de saneamento e poluição na região.
– Se isso tivesse sido feito no passado, grande parte dos problemas atuais relacionados a saneamento na região da Barra não existiria – disse Victer.

O equipamento será construído dentro das técnicas mais avançadas de redução do consumo de energia, proteção contra ruídos e desprendimento de odores e será totalmente subterrânea, com arquitetura e paisagismo em total integração com o entorno, evitando transtornos para moradores e frequentadores da região.


Fonte -Fonte: Cedae