ABRADEE TRAÇA PLANO PARA ESTIMULAR INVESTIMENTOS EM SMART GRID

A Abradee está preparando um plano estratégico para viabilizar o desenvolvimento em larga escala das redes inteligentes. A ideia é que distribuidoras apresentem seu plano de investimentos em smart grid para a Aneel antes de sua execução, para que os aportes sejam previamente aprovados e tenham retorno garantido.

A proposta da Abradee é que as novas regras tenham validade já a partir do 4º ciclo de revisão tarifaria, em 2015.

“A ideia que estamos desenvolvendo pretende garantir que, quando as distribuidoras forem fazer os investimentos, elas já tenham certeza de que terão esses aportes reconhecidos na sua base de remuneração regulatória, que não haverá glosa desses investimentos”, acrescenta o presidente da Abradee, Nelson Leite.

Hoje o reconhecimento dos investimentos ocorre da seguinte forma: as empresas realizam os aportes e, somente no próximo ciclo de revisões tarifárias, o regulador analisa se foram prudentes ou não, e aprova o reembolso financeiro.

Como o investimento em smart grids é alto e distribuidoras têm visto seu caixa cada vez mais reduzido, não há estímulos ao desenvolvimento da tecnologia em larga escala. Os projetos em desenvolvimento atualmente são menores e muitos deles, fruto de projetos de P&D da Aneel.


Fonte -Fonte: Energia Hoje

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.