Geral

ABNT publica norma sobre sistemas prediais de água fria e água quente


A norma ABNT NBR 5626 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção, elaborada pela Comissão de Estudo de Sistemas Prediais de Água Fria e Água Quente (ABNT/CB-002/ CE-002:146.003), foi publicada no dia 29 de junho. A publicação cancela e substitui as normas ABNT NBR 7198:1993 e ABNT NBR 5626:1998, tendo sido a última tecnicamente revisada.

A revisão da ABNT NBR 5626 incorporou em seu escopo as instalações prediais de água quente, além de ter aprofundado nos temas manutenção e operação dos sistemas prediais de água quente e fria.

Os requisitos estabelecidos tratam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho dos sistemas, uso racional de água e energia, bem como de garantir a preservação da potabilidade da água. Recomenda-se que os requisitos estabelecidos na norma sejam observados por projetistas, construtores, instaladores, fabricantes de componentes, concessionárias e pelos próprios usuários.

Segundo a Agência CBIC – Informativo da Indústria da Construção, a ABNT NBR 5626 é aplicável ao sistema predial que possibilita o uso da água potável fria e quente em qualquer tipo de edifício, residencial ou não. A norma não se aplica ao uso da água não potável, água em processos industriais e processos intrínsecos a equipamentos específicos.