Sindistal

O SINDISTAL É UM NÚCLEO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

O SINDISTAL é um Núcleo de Eficiência Energética no âmbito do
Programa de Energia e Eficiência Energética (P3E) do Sebrae/RJ.

Desde 1979 o Sebrae/RJ desenvolve ações para que as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (MPE) possam usar os recursos energéticos disponíveis de forma eficiente, aumentar a qualidade de seus produtos e produtividade, além de gerar menor impacto no meio ambiente, o que certamente garante aumento de competitividade.

Ao longo desses trinta anos houveram diversas formas de difusão da temática e desenvolvimento de projetos, inclusive contando com Cooperações Técnicas Internacionais, como foi o caso com o Governo Alemão através da GTZ (período: agosto/1995 – junho/2004), com o Banco Mundial na questão da Eficiência Energética em Companhias de Saneamento (2002), com a instituição alemã Carl Duisberg Gesellschaft (CDG) (1999) no contexto da Cogeração de Energia, com o Grupo “EVE” do País Basco (1998) na questão de Capacitação Técnica, e com o Conselho Mundial de Energia nos anos de 1997, 2000 e 2001, na questão de Indicadores de Eficiência Energética.

Com a Eletrobrás/Procel o Sebrae/RJ vem mantendo parcerias desde 1987 e é dentro da última parceria que o SINDISTAL foi convidado a se tornar um Núcleo de Eficiência Energética (NEE) ofertante, ou seja, oferta, através de suas empresas associadas, soluções de eficiência energética e de arquitetura bioclimática para as empresas de micro e pequeno porte que queiram otimizar o uso da energia em suas instalações.

O NEE SINDISTAL está sendo coordenado pelo diretor Oldemar Boechat, que visualiza como um dos principais ganhos desta parceria a possibilidade de expandir o mercado de trabalho para as empresas associadas participantes, além de contribuir para a propagação da cultura do uso eficiente de energia, oferecendo para as empresas contratantes ferramentas que promoverão a implantação de processos mais competitivos e sustentáveis.

Outros ganhos são:
– Criar um instrumento de atração para novas associações de empresas ao sindicato;

– Envolver-se em uma em parceria com uma instituição de reconhecida seriedade pelo setor empresarial;

– Contribuir para o fortalecimento das empresas do mercado fluminense, inserindo-as no contexto da competitividade sustentável.

– Contribuir para disseminar a cultura do uso eficiente de energia, em nome da responsabilidade social;

O NEE está voltado para as atividades produtivas em geral e consiste na apresentação inicial de um trabalho de consultoria/diagnóstico indicando as possíveis intervenções que propiciarão aumento de competitividade nas empresas.

Em uma segunda fase deverão ser implantadas as ações de eficiência energética, gerando uma possível redução de energia que resultarão de cada uma delas.

A parceira com o Sebrae/RJ vai disponibilizar a participação do SINDISTAL em diversos eventos como palestras, treinamentos e seminários.

Porém a ação mais impactante certamente será o subsídio de 90% do valor das consultorias para a elaboração do diagnóstico energético e sua execução.

Em termos práticos isso significa que o empresário terá que pagar somente 10% do valor das consultorias.

Este subsídio será realizado dentro do Programa SEBRAETEC, que é coordenado pela Rede de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.

O valor máximo que pode ser pleiteado por uma empresa de micro e pequeno porte é de R$ 18.000,00/ano.

Fonte –