Qual a diferença entre o afiliado e o associado?

Muitas pessoas confundem FILIAÇÃOASSOCIAÇÃO sindical e até imaginam que são nomes distintos para o mesmo significado. No entanto, existem diferenças básicas entre um e outro. A associação é um ato voluntário, a partir do qual a empresa do mesmo segmento, ou outro assemelhado, se vincula a um sindicato e usufrui de benefícios que ele ofereça. Ela implica em pagamento de uma cota mensal, estabelecida em assembleia, por cada sindicato.

A filiação patronal, por sua vez, é um ato previsto no artigo 580 da CLT e obriga ao recolhimento sindical anual por todas as categorias econômicas. Todas as empresas ligadas ao ramo de atividade de um determinado segmento – definido no CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica), demonstrado no cartão CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) – devem se submeter a esta exigência, sob pena de fiscalização e/ou multas. No caso do segmento de instalações e manutenção elétrica, gás, hidráulica e sanitária, o recolhimento deve ser efetuado para o SINDISTAL.

A contribuição Sindical Patronal Anual gerará um montante que será repartido, em percentuais, entre governo, CNI, federações e o sindicato a que se destina. Um dos objetivos desta cobrança compulsória, por exemplo, é o custeio do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT. Para saber mais informações sobre o assunto, consulte o link Contribuição Sindistal/Perguntas Frequentes (http://www.sindistal.org.br/perguntas-frequentes/).