PRODUÇÃO INDUSTRIAL BRASILEIRA SOBE 0,4% EM FEVEREIRO

A produção industrial brasileira subiu 0,4% em fevereiro na comparação com o mês anterior, na série com ajustes sazonais. Foi o segundo mês consecutivo de avanço, depois de dois meses de retração. Em janeiro, a produção da indústria nacional subiu 3,8% sobre dezembro – dado revisado de alta de 2,9% -, feitos os ajustes sazonais.
Os números constam da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado de fevereiro, porém, ficou abaixo da média de 0,8% prevista por 19 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data.

Na comparação com fevereiro de 2013, a produção industrial brasileira aumentou 5%. A média das estimativas do Valor Data apontava alta de 4,5%. Nos dois primeiros meses do ano, o setor teve alta de 1,3% e, em 12 meses, avançou 1,1%.

A comparação entre fevereiro e janeiro mostrou alta de 0,1% na produção de bens de capital, já com ajustes sazonais. Na mesma base de comparação, a produção de bens intermediários subiu 0,8%, enquanto a de bens de consumo duráveis avançou 3,3% e a de bens de consumo semi e não duráveis recuou 0,1%.

Em relação a fevereiro de 2013, a produção de bens de capital avançou 12,4%, e a de bens intermediários subiu 1,1%, ao passo que a produção de bens de consumo duráveis cresceu 20,9% e a de bens de consumo semi e não duráveis avançou 3,6%.

O IBGE destacou que, na passagem de janeiro para fevereiro, a produção de veículos automotores cresceu 7% e foi o principal fator a influenciar a alta na produção industrial do período. Em relação a fevereiro de 2013, a produção de veículos teve alta de 12,9%. Em 12 meses, essa atividade cresceu 4,4%.

Fonte -Fonte: Valor Econômico / Diogo Martins