PREFEITO ANUNCIA R$ 4 MI PARA RECONSTRUÇÃO DE PRÉDIO DA UFRJ ATINGIDO POR INCÊNDIO

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou na tarde desta quarta-feira (30) que o município vai doar R$ 4 milhões para reconstrução da parte interna da capela do Palácio Universitário da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no campus da praia Vermelha, na zona sul do Rio.

VISTORIAS:

A Defensoria Pública da União começará a fazer, na próxima semana, vistorias nos prédios históricos UFRJ, juntamente com o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). O objetivo é verificar a condição dos prédios e avaliar os riscos de incêndio nesses edifícios, explicou o defensor público André Ordacgy.

A nossa ideia é fiscalizar esses prédios, com auxílio do Crea, para ver qual é a situação deles, se a prevenção a incêndios está boa, se os hidrantes estão funcionando, para evitar que [o que aconteceu na Praia Vermelha] se repita nos demais prédios históricos.

Ordacgy afirmou que deve encaminhar nesta quarta um ofício à UFRJ cobrando explicações sobre o incêndio e sobre as medidas tomadas pela universidade para garantir a integridade de seus edifícios históricos.

Segundo Ordacgy, dependendo das respostas da UFRJ e do resultado da vistoria, a Defensoria Pública da União poderá entrar com uma ação civil pública na Justiça contra a universidade.

A Divisão de Patrimônio da UFRJ informou que vai colaborar com a Defensoria Pública. De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, a perícia do incêndio no Palácio Universitário foi feita na terça-feira (29) pela Polícia Federal. As aulas das quatro faculdades que funcionam no local só devem recomeçar nesta segunda-feira (4).

Fonte -Fonte: R7