Petrobrás será a maior produtora de petróleo até 2030 entre companhias abertas, diz estudo

As áreas arrematadas pela Petrobrás no leilão da Cessão Onerosa vão elevar a companhia ao posto de maior petroleira do mundo entre as companhias abertas até 2030. A previsão é da consultoria Rystad Energy’s. Na lista apresentada no estudo, a estatal brasileira deve passar para o primeiro lugar com uma produção em torno de 4 milhões de barris por dia. O feito deve ocorrer, segundo a pesquisa, após as potenciais descobertas no bloco de Aram, no pré-sal da Bacia de Santos.

Naquela altura, ainda segundo a Rystad, a vice posição será da Rosneft, seguida da ExxonMobil e Shell. Depois, aparecem BP, PetroChina, Chevron e Total, nessa ordem.

Prevemos que a Petrobrás sozinha poderá aumentar seus números de produção em mais de 1,3 milhão de barris por dia na próxima década”, disse o vice-presidente da equipe upstream da Rystad Energy, Aditya Ravi. Ao longo do ano, a Petrobrás evoluiu do quinto lugar para se tornar a terceira maior produtora de petróleo, atingindo uma produção de cerca de 2,2 milhões de barris de petróleo por dia no terceiro trimestre.

A Rystad acredita que a estatal brasileira poderá superar a PetroChina, atualmente a segunda maior produtora, já nos próximos meses. Além disso, a produção nacional pode passar de 2,8 milhões de barris diários em 2019 para mais de 5,5 milhões barris por dia, graças aos 3,8 milhões de barris por dia da Petrobrás até 2030.

 

Fonte: Petronotícias

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.