índice

INCC-M registra variação de 1,36% em junho

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou, em junho, taxa de variação de 1,36%, acima do resultado do mês anterior, de 0,13%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,02%. No mês anterior, a taxa havia sido de -0,04%. O índice referente à Mão de Obra registrou variação de 2,48%. No mês anterior, a taxa de variação foi de 0,27%.

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, o índice correspondente a Materiais e Equipamentos registrou variação de -0,08%. No mês anterior, a taxa havia sido de -0,04%. Dos quatro subgrupos componentes, dois apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, destacando-se equipamentos para transporte de pessoas, cuja taxa passou de -0,24% para -1,24%.

A parcela relativa a Serviços passou de uma taxa de -0,05%, em maio, para 0,39%, em junho. Neste grupo, vale destacar a aceleração de taxas de serviços e licenciamentos, cuja taxa passou de 0,00% para 2,18%.

O índice referente à Mão de Obra registrou variação de 2,48% em junho, ante 0,27% no mês anterior. Esta variação ocorreu devido aos reajustes salariais de Salvador, Brasília, Porto Alegre e São Paulo.
Seis capitais apresentaram aceleração em suas taxas de variação: Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e São Paulo. Em contrapartida, Rio de Janeiro registrou desaceleração.