índice

INCC-M cresce 0,72% em Julho

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou alta de 0,72% em julho, abaixo do resultado do mês anterior, que foi de 0,76%, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços teve variação de 0,97%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,62%. O índice referente à Mão de Obra registrou variação de 0,51% em julho, ante 0,88% em junho.

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, o índice correspondente a Materiais e Equipamentos registrou variação de 1,11%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,64%. Dos quatro subgrupos componentes, todos apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para estrutura, cuja taxa passou de 0,71% para 1,12%.

A parcela relativa a Serviços passou de uma taxa de 0,53%, em junho, para 0,43%, em julho. Neste grupo, vale destacar a desaceleração da taxa do subitem projetos, cuja variação passou de 1,09% para 0,42%.
O índice referente à Mão de Obra registrou variação de 0,51%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,88%. Esta variação ocorreu principalmente devido a reajustes salariais em Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Por fim, três capitais apresentaram desaceleração em suas taxas de variação: Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em contrapartida, Salvador, Brasília e Porto Alegre apresentaram aceleração. Belo Horizonte repetiu a taxa do mês anterior.