índice

IGP-M na 2ª prévia de julho fica em -0,71% ante -0,61%

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) teve queda de 0,71% na segunda prévia de julho, ante redução de 0,61% na segunda prévia de junho. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (19/7), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula recuo de 2,65% no ano e redução de 1,66% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de julho. O IPA-M, que representa os preços no atacado, recuou 1,14%, após queda de 1,16% na segunda prévia de junho. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou elevação de 0,04% na segunda prévia de julho, depois de uma ligeira alta de 0,01% na mesma leitura de junho. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, apresentou avanço de 0,13% na segunda prévia deste mês, após uma alta de 1,33% na mesma prévia de junho.
O IGP-M é geralmente usado para reajuste de contratos de aluguel O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 de junho a 10 de julho. No dado fechado do mês passado, o IGP-M teve queda de 0,67%.