índice

FGV: IGP-M sobe 0,34% na 1ª prévia de setembro (-0,03% na 1ª prévia de agosto)

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 0,34% na primeira prévia de setembro, após ter recuado 0,03% na primeira prévia de agosto. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 11, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula recuo de 2,22% no ano, além de redução de 1,57% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de setembro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, aumentou 0,55%, ante uma redução de 0,19% na primeira prévia de agosto. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou queda de 0,12% na primeira leitura de setembro, após a alta de 0,31% na primeira prévia de agosto. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve alta de 0,19% na primeira prévia de setembro, depois do aumento de 0,18% na mesma prévia de agosto.

O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de agosto. No dado fechado do mês de agosto, o IGP-M subiu 0,10%.