GOVERNO NÃO DESCARTA PIOR CENÁRIO DE ARMAZENAMENTO ENTRE DEZEMBRO E JANEIRO

O planejamento estratégico do governo para garantir o abastecimento de energia nos próximos meses considera que o cenário de armazenamento em dezembro de 2015 e janeiro de 2016 pode ser igual ou pior que o registrado entre dezembro de 2014 e janeiro desse ano, admitiu o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, em conversa com jornalistas. “Nós esperamos que não seja assim, mas temos que estar preparados para enfrentá-lo”, afirmou Braga, após audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.

O ministro informou que o governo pretende garantir a realização em tempo recorde do leilão de energia de reserva de empreendimentos termelétricos a gás, com início de suprimento no começo de janeiro de 2016. Essa energia suplementar será produzida em turbinas aeroderivadas (turbinas de avião).

O ministro repetiu que o armazenamento hoje no SudesteCentro-Oeste, principal centro de carga do país, está em 31%, enquanto no Nordeste, os reservatórios atingiram entre 26% e 27%.

Fonte -Fonte: Canal e Energia