Firjan promove Roadshow Energy Future para chamada de projetos do setor elétrico

Firjan promoveu o 1º Roadshow Energy Future, na sede da federação, em 9/1, para detalhar a maior chamada de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do setor elétrico brasileiro. Serão disponibilizados até R$ 500 milhões para execução das propostas. Referência no mercado, a Firjan SESI SENAI atua como parceira e apoiadora na construção, submissão e execução dos projetos, de associados ou não.
Hub virtual de inovação para o setor elétrico, o Energy Future reúne a AES Tietê, Enel, Grupo Energisa, Equatorial Energia, Light e Santo Antonio Energia, para avaliar projetos de acordo com o estabelecido pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao todo, a chamada traz seis categorias: Renováveis e Storage; Smart Grid and Meter; Gestão Energética; Novos Negócios em Geração/Transmissão; Serviços ao Cliente de Distribuição; e Performance e Digitalização.
Representantes das concessionárias envolvidas participaram do evento, explicando as diferentes demandas de cada uma, assim como as urgências de mercado que podem ser atendidas com o lançamento de novas ideias. Estiveram presentes executivos de empresas interessadas em submeter projetos de inovação. O evento foi transmitido simultaneamente para cinco regionais da Firjan: Três Rios, Nova Friburgo, Volta Redonda, Campos e Itaperuna.
Para endossar a importância em se investir em inovação, Alexandre Reis, diretor executivo de Operações da Firjan SESI SENAI, citou a crescente relação da cidade de Barcelona com as startups e como esta mobilização tem reduzido o desemprego no país. “Em Barcelona, existem 32 prédios só de startups. Em 2009, a taxa de desemprego no país era de 49%, entre jovens de 18 a 27 anos. Hoje, atinge a faixa de 19%, com tendência de baixa”, destacou Reis, que ainda enfatizou que academia e empresas têm que estar em sintonia.
Carlos Magno, gerente geral de Relacionamento para Negócios da Firjan, reforçou a importância da realização do evento em território fluminense, a fim de atrair o interesse de startups, empresas e instituições locais. “Trazer o lançamento do Roadshow Energy Future para o Rio mostra a força do nosso ecossistema. Também evidencia como a Firjan SESI SENAI pode apoiar essa conexão das empresas inovadoras e as grandes operadoras de energia para o desenvolvimento tecnológico. Isso pode aumentar as taxas de sucesso dos projetos que serão aprovados no edital”, garantiu.
Para executar as propostas, a federação disponibiliza sua rede de Institutos SENAI de Tecnologia (IST) e de Inovação (ISI). Tami Vivas, coordenadora de Capacitação de Recursos da Firjan, ressaltou a experiência da federação na elaboração de propostas, acompanhamento e execução de projetos financiados por meio de editais. “A Firjan SESI SENAI não só faz o mapeamento do projeto de P&D como também dos recursos do projeto, através de suporte indireto e direto”, observou.