Notícias

Construção Civil

MMA TEM PROJETOS NA ÁREA DE EDIFICAÇÕES

A intrínseca relação entre o consumo de energia, a emissão de gases poluentes na atmosfera e o tema mudança climática levou o MMA a desenvolver várias ações relacionadas à eficiência energética. O Brasil assumiu compromissos ambientais na UNFCCC – United Nations Framework Convention on Climate Change e COP 21 – United NationsConferenceon Climate Change, de atender, até 2030, 10% da demanda nacional de energia com ações de eficiência energética.

“Temos várias ações nessa área, mas o destaque é o programa que realizamos na área de edificações, onde já foram colocados em prática 35 projetos que já estão colaborando para a redução das emissões de CO2. Além disso, o prédio do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, foi o primeiro prédio público a receber a etiqueta A do Procel, pelo projeto de eficiência energética”, conta Alexandra A. Maciel, a representante do MMA no evento.

O setor de edificações responde atualmente por mais de 40% do total da eletricidade consumida no Brasil. Por essa relevância, o segmento foi o escolhido pelo MMA, para a mitigação da mudança global do clima. A idéia é fomentar as melhores práticas de uso dos recursos energéticos e contribuir com a economia de até 106,7 TWh de eletricidade nos próximos 20 anos e com a redução de emissões de gases de efeito estufa em até 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono (tCO2).