Publicado novo cronograma do eSocial

O governo federal estendeu o prazo para a implantação do eSocial, reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelos empresários e pela própria União, que precisa aprimorar mais o sistema.

Instituições sem fins lucrativos – caso dos sindicatos –, empresas do Simples Nacional e empregadores pessoa física agora pertencem ao novo Grupo 3 e devem começar a aderir ao projeto em janeiro de 2019.

Já as empresas com faturamento anual até R$ 78 milhões (Grupo 2), entraram na segunda fase de implantação em 10/10, devendo informar os dados dos trabalhadores e respectivos vínculos empregatícios até 09/01/2019. Trata-se do envio dos chamados “eventos não periódicos”.

O cronograma do Grupo 1, que inclui as companhias com faturamento anual superior a R$ 78 milhões, sofreu alteração apenas na última fase, de dados dos “eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST)”, previstos, agora, para julho de 2019.

Acesse aqui o último cronograma válido.