noticias

Energia elétrica

Tarifa branca está disponível para consumidores acima de 250 KWh/mês

Consumidores atendidos em baixa tensão e com consumo superior a 250 KWh/mês já podem aderir à tarifa branca desde o último dia 1º de janeiro. A modalidade regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica permite ao cliente das distribuidoras que se enquadra nesse grupo tarifário o pagamento de valores diferentes, de acordo com o dia da semana e o horário de consumo.  Segundo a Aneel, cerca de 15,9 milhões de unidades consumidoras (residências e pequenos comércios) podem optar esse ano pela nova tarifa.

A tarifa branca entrou em vigor em janeiro do ano passado, quando ficou disponível para novas ligações e para consumidores com média anual de consumo mensal acima de 500 kW/h. Pelo calendário de implantação, em janeiro de 2020 a adesão poderá ser feita por todos os consumidores, exceto os de baixa renda e a subclasse iluminação pública.

A modalidade tarifária estabelece preços diferenciados de segunda a sexta-feira para a energia nos horários de ponta, intermediário e fora de ponta. Aos sábados, domingos e feriados, a tarifa reduzida vale para as 24 horas do dia. Os valores variam entre as concessionárias.