Notícias

Energia elétrica

CCEE: Enel Brasil é mais uma autorizada a atuar como comercializador varejista

A Enel Brasil, por meio de sua comercializadora, recebeu a certificação de comercializador varejista. A qualificação, aprovada na última semana em reunião do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica permite que consumidores especiais tenham mais facilidade para atuar no mercado livre, tendo a companhia como agente representante na CCEE. Dessa forma, a Enel, enquanto comercializadora varejista, assumirá a responsabilidade por todos os processos de seus clientes no mercado livre de energia. Além disso, os clientes terão como benefício a garantia da experiência e do conhecimento do grupo Enel no setor elétrico como suporte nas negociações no mercado livre.

A Enel Brasil tem expectativa de aumentar a participação no mercado livre em 2018, dobrando sua carteira de clientes este ano. A empresa busca não só a expansão das vendas em volume, mas também contratações com um prazo maior de atendimento e de relacionamento com o cliente. A área de comercialização da Enel tem como foco a atuação em duas frentes: no atendimento ao consumidor especial – seja ele proveniente de novas migrações ou já atuante no mercado livre –, e na manutenção e expansão do relacionamento comercial com consumidores livres que já operam no mercado e que estão buscando novas soluções e alternativas de contratação de energia para seu próximo ciclo de operações.

Em março, a Enel realizou um leilão de energia para o mercado livre que contou com cerca de 40 operadores inscritos. Foram ofertados produtos de seis e dez anos de fornecimento a partir de 2021. Esse foi o leilão realizado pela empresa com maior prazo para início da entrega da energia de fontes renováveis e convencional. A energia renovável comercializada está atrelada a expansões dos projetos que a Enel Green Power Brasil conquistou nos últimos leilões A-4 e A-6 em dezembro de 2017.  A companhia tem expectativa de realizar ao menos mais um leilão deste tipo até o final do ano.