EXPORTAÇÃO AUMENTA COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA

O comércio exterior pode ser uma boa saída para retomada de crescimento e recuperação da competitividade da indústria fluminense, em um cenário de crise econômica e alta do dólar. Embora pareça uma opção difícil de seguir, a exportação não está restrita somente às grandes indústrias. As micro e pequenas empresas também podem investir em exportação, levando seus produtos para diferentes países.

Atento às dificuldades que muitas empresas enfrentam quando optam pelo comércio exterior, o Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema FIRJAN oferece uma série de cursos de Capacitação em Comércio Exterior. Cada módulo apresenta um assunto diferente, que vai desde aspectos legais e financeiros, até análise documental, linhas de crédito e plano de negócios.

A capacitação proporciona aos empresários o conhecimento e a segurança necessários para atuar na área de negócios internacionais. Se aprofundar nos processos burocráticos e conhecer os mecanismos da exportação facilita o relacionamento com os diferentes órgãos, além de auxiliar o cumprimento das etapas necessárias à exportação.

O gerente do CIN, João Paulo Alcântara, explica que o comércio exterior pode trazer mais competitividade para a indústria: “O conhecimento permitirá saber de que maneira o empresário pode realizar sua operação na melhor condição possível, usando acordos comerciais, por exemplo, para a redução ou isenção do Imposto de Importação. Conhecer bem os mecanismos faz com que ele se torne mais eficiente”.

Fonte -Fonte: FIRJAN