ENERGIA EÓLICA DEVE TOTALIZAR 3,5% DA MATRIZ DE OFERTA ELÉTRICA NO BRASIL NESTE ANO

As energias renováveis cada vez mais se consolidam como uma realidade para o Brasil, e a tendência é de que continuem a ampliar sua relevância em um futuro próximo. De acordo com previsões do Ministério de Minas e Energia (MME), a energia eólica poderá chegar a 3,5% da oferta interna de energia brasileira até o final deste ano, totalizando uma geração elétrica de 20 TWh, suficiente para atender ao consumo de 30 milhões de pessoas. Com a expansão do mercado eólico, a participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira deve alcançar os 74,9% ao final de 2015, trazendo uma nova perspectiva ao setor energético nacional.

A oferta de energia eólica cresceu 1,5% em comparação com o último ano, segundo dados da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE). O total produzido por geradores eólicos até o fim deste ano equivale a mais da metade da geração prevista para a usina hidrelétrica de Belo Monte. A capacidade eólica instalada no país chegou recentemente à marca de 7 GW, distribuídos nos 281 parques brasileiros de geração. A previsão do governo é de que a fonte deverá alcançar uma capacidade de 23 GW até 2023.

Além da maior relevância da energia eólica, o país tem visto uma grande expansão do consumo de biodiesel, que em maio cresceu 39,7% na comparação com o mesmo período de 2014. As previsões para este ano apontam que a produção do combustível deve crescer 20%, ampliando ainda mais sua participação na matriz brasileira.


Fonte -Fonte: PetroNotícias

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.