Prêmio Melhores Práticas Sindicais 2019

Seis Sindicatos do Rio de Janeiro, que se destacaram durante o ano em ações de associativismo, defesa setorial e modernização, foram contemplados pelo Prêmio Melhores Práticas Sindicais 2019. A iniciativa da Firjan em parceria com a Fiesp gratificou os três melhores em cada categoria, por estado. A solenidade foi realizada na sede da federação paulista, nesta quinta-feira, 07/11, e contou com mais de 100 pessoas.

Os fluminenses Rio+Pão, Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa) e Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Rio de Janeiro (Sindistal) venceram, respectivamente, as categorias “Comunicação; Produtos e Serviços; Relacionamento com o Associado e Programas de Associativismo”, “Defesa Setorial” e “Modernização Sindical”.

O Sindistal ganhou na categoria “Modernização Sindical” com a plataforma de acesso a novos negócios Central de Serviços. “O reconhecimento do Prêmio reflete o resultado do associativismo focado em negócios, como ferramenta de organização e disciplina de mercado”, afirmou Oldemar Boechat, diretor executivo do Sindistal. Grande campeão da edição, o Sindirepa conquistou posições em todas as categorias. ““Estamos com o sentimento de dever cumprido e de que seguimos no caminho certo. A premiação reforça a ideia de que, quando temos mais sindicatos fortes, temos uma federação mais forte”, disse Celso Mattos, presidente do Sindirepa.

A premiação, que está em sua terceira edição, tem como objetivo promover o fortalecimento do associativismo, com troca de experiências, e incentivar a realização de novas ações. Os vencedores ganharão troféu, placa de reconhecimento e bolsas no valor da inscrição em cursos de Educação Executiva da Firjan IEL, para 2020.

Com a iniciativa inclusiva “Padeiro por um Dia”, voltada para jovens autistas, Fernanda Hipólito, presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Rio (Rio+Pão), conseguiu conquistar o primeiro lugar na categoria “Comunicação; Produtos e Serviços; Relacionamento com o Associado e Programas de Associativismo”. “É uma honra receber um prêmio, de nível nacional, por uma ação que tem a proposta de melhorar a vida das pessoas”, disse Fernanda.

O Simme, por sua vez, obteve o terceiro lugar na categoria Produtos e Serviços. “O prêmio é o reconhecimento do serviço oferecido aos associados e mostra que os sindicatos precisam se reinventar”, celebrou Erica Machado, presidente do sindicato. Já o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Norte Fluminense (Sinduscon-CN) recebeu o segundo lugar na categoria “Defesa Setorial”, com a mobilização “Evitando Retrocessos no Ambiente de Negócios da Região”, que atuou contra o aumento do ISS com a revisão do Código Tributário Municipal de Nova Friburgo, na serra fluminense. “Um prêmio dessa natureza mostra que o nosso trabalho vai além do trivial e trata-se de um olhar positivo da federação sobre a economia de milhões que fizemos às empresas locais, que pagaram menos imposto”, salienta Gustavo Sarruf, presidente do Sinduscon-CN.

Angela Cunha, assessora de Suporte Sindical e Empresarial à Diretoria Firjan, ressalta que o objetivo da iniciativa é valorizar cada vez mais as boas práticas. Segundo ela, esta edição teve ainda o olhar de outras federações do Sudeste e do Sul, para enriquecer cada vez mais a experiência. “Temos a ideia de evoluir, crescer sempre para que os demais sindicatos possam se inspirar. O prêmio vai além do esforço de cada instituição, pois estimula a capacitação”, ressaltou.

Além do Rio e São Paulo, neste ano, as federações de indústria de Santa Catarina (Fiesc) e de Minas Gerais (Fiemg) participaram da premiação, com os destaques de seus estados, e fizeram parte da banca avaliadora, composta por representantes das quatro instituições.

Confira os premiados:

Categoria: Comunicação; Produtos e Serviços; Relacionamento com o Associado e Programas de Associativismo

1º Lugar – Rio+Pão, com “Padeiro por um Dia” – para capacitação e inclusão social de filhos de panificadores com autismo.
2º Lugar – Sindirepa, com “Luz Câmera e Ação” – produção de vídeos institucionais e de serviços para aproximar associados e stakeholders, proporcionando o fortalecimento da identidade da marca.
3º Lugar – Simme, com “Assessoria Jurídica Trabalhista em Defesa das Associadas” – a ação que gerou economia em mais de 60% nos honorários advocatícios e participação na negociação de mais de 15 acordos em dois anos.

Categoria: Defesa Setorial

1º Lugar – Sindirepa, com “Ação judicial em defesa do setor em face ao CREA-RJ” – sobre um mandado de segurança coletivo contra o presidente do CREA-RJ (coautor) e com ações protetivas, que tiveram apoio da Firjan, para reduzir a burocracia imposta pela entidade e as barreiras para as empresas associadas gerarem empregos.
2º Lugar – Sinduscon-CN, com “Evitando Retrocessos no Ambiente de Negócios da Região” – trata-se de uma ação de defesa de interesses conjunta, com a intenção de impedir o impacto prejudicial sobre as atividades industriais após a revisão do Código Tributário Municipal.
3º Lugar – Simperj, com o “Projeto Sementes do Plástico – Fortalecendo com Sustentabilidade a Imagem do Plástico” – a ação contribui para a redução dos desafios da logística reversa sobre o descarte correto, reciclagem e posicionamento do setor no ciclo de vida dos materiais plásticos dentro da economia circular.

Categoria: Modernização Sindical

1º Lugar – Sindistal, com “Central de Serviços” – plataforma de acesso a novos negócios para promoção de suas empresas associadas que, uma vez qualificadas e habilitadas, oferecem seus serviços através de um canal coordenado e gerenciado pelo Sindicato.
2º Lugar – Sindirepa, com “Pensar, Planejar, Inovar, Realizar e principalmente “Comunicar”. A importância de uma Gestão Executiva” – qualificação executiva, que proporcionou o aumento do número de associados de 28, no início de 2017, para 507 naquele mesmo ano, e 721, ao final de 2018, além da ampliação de parceiros.
3º Lugar – Sindirepa, com “O APP na Modernização dos Sindicatos” – a ação permitiu a emissão de boleto automático, baixa e remissão dentro do APP, além da possibilidade do CRM no Back Office, possibilitando uma gestão de forma mais eficiente.

 

Fonte: FIRJAN

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.