CONSUMO DE GÁS NATURAL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA CAI PELA PRIMEIRA VEZ NO ANO

Pela primeira vez neste ano, a utilização de gás natural para a geração de energia elétrica apresentou retração. No mês de abril, foi registrada uma redução de 2,2% no consumo do insumo, em relação ao mês de março. Apesar desta queda, o uso de gás natural no brasil se manteve estável no período, com leve retração de 0,28% sobre março e de 0,29% sobre abril do ano passado.

Um fator determinante para a estabilidade foi o crescimento de 29% no consumo de gás natural em residências no mês de abril. Além do segmento residencial, o industrial e o comercial também apresentaram aumento de consumo de gás natural entre março e abril, de 1,5% e 4,2%, respectivamente.

No setor automotivo, tal qual no voltado para geração de energia elétrica, houve retração na comparação com março. Mesmo com as vantagens ambientais e econômicas do GNV, em média 38% mais econômico em relação à gasolina e 15% na comparação com o etanol, o consumo de gás natural caiu em 1,8%.

Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), que, no mesmo relatório, destacou um crescimento de 4,3% no uso de gás natural nos primeiros quatro meses de 2015 em comparação ao mesmo período do ano passado.

“Além do comportamento sazonal por conta das temperaturas mais amenas – o que eleva o consumo gás natural em aquecedores de água, principalmente na Região Sudeste, a forte alta do uso residencial também é fruto dos investimentos realizados na expansão da rede de distribuição”, afirmou o presidente da Abegás, Augusto Salomon.


Fonte -Fonte: PetroNotícias

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.