CEDAE INAUGURA NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO NA ILHA


A CEDAE inaugurou nesta quarta-feira (07/01), no Jardim Carioca, Ilha do Governador, o novo sistema de abastecimento de água da comunidade do Guarabu, na Ilha do Governador. As obras foram executadas em parceria do governo do estado, através da CEDAE, com a prefeitura do Rio, através da secretaria municipal de Habitação.

Entre as intervenções realizadas destacam-se a reforma do reservatório superior (castelo d’água), com capacidade para 165 mil litros de água; a ampliação e colocação em carga do reservatório inferior, que estava desativado e armazenará um total de 1,4 milhão de litros; assentamento de aproximadamente nove quilômetros de rede de distribuição, com diâmetros de 50 a 250 milímetros; instalação de 1.140 metros de linha de recalque (tubulação que abastece o reservatório) com 150 milímetros de diâmetro, e 320 metros da linha de retaguarda (tubulação alimentadora da bomba) com 200 milímetros de diâmetro; e implantação da nova elevatória in line (subterrânea), com potência de 60 HP.

Após a inauguração, o sistema entrou em pré-operação, sendo colocado progressivamente em carga com a pressurização das redes da área de influência.

– Esta é mais uma obra que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Ilha do Governador. Com a inauguração do novo sistema, cerca de sete mil habitantes do complexo do Guarabu serão beneficiados com o aumento da oferta de água.– destacou o presidente da CEDAE, Wagner Victer.

Recentemente, o Governador Pezão inaugurou um conjunto de obras para aumentar a oferta de água na Ilha do Governador, entre elas: o Reservatório do Barão, para cinco milhões de litros; e a substituição e modernização de dez quilômetros de rede de abastecimento em diversos bairros como: Tauá, Freguesia, Praia da Rosa, Bancários e Moneró. Além destas, também foram inauguradas as obras de despoluição da Praia da Bica, inseridas no projeto Sena Limpa, que acabaram com as oito línguas negras no local.

Além do presidente da CEDAE, Wagner Victer, estiveram presentes o subprefeito da Ilha Nelson Miralde e parlamentares.


Fonte -Fonte: Cedae