BRASIL É O SEGUNDO PAÍS DO MUNDO QUE MAIS EMPREGA NO SETOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

A indústria brasileira acaba de ganhar novas projeções globais. Em relatório divulgado na última quarta-feira, dia 25, a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) revelou que o Brasil é atualmente o segundo país do mundo que mais emprega pessoas no segmento de energias renováveis, com um quadro total de 918 mil trabalhadores, ficando atrás apenas da China. Impulsionado pelo crescimento do mercado de energia eólica, o setor teve um aumento mundial de 5% no total de empregos desde o ano passado, somando 8,1 milhões de empregos.

Apesar da redução agravada pela mecanização cada vez maior de operações, o Brasil continua liderando o setor de biocombustíveis líquidos com um total de 821 mil empregos. Ao mesmo tempo, o país avança hoje sobre novas fontes e fechou o ano de 2015 com 41 mil cargos de trabalho no segmento eólico. O relatório destaca o crescimento rápido desse mercado, que somou mais 2,8 GW de capacidade e aumenta seu escopo tanto em instalação quanto na manufatura de equipamentos.

O setor de aquecimento solar também chegou a um quadro total de 41 mil funcionários no ano passado, segundo o relatório. A geração fotovoltaica, por sua vez, emprega aproximadamente 4 mil pessoas no mercado nacional.

“O crescimento contínuo do emprego no setor das energias renováveis é significativo porque está em contraste com a tendência do mercado de energia como um todo”, afirma o diretor geral da IRENA, Adnan Amin. O órgão, ligado à ONU, aponta para um maior apoio de políticas públicas e a queda nos custos de tecnologias como motivos para o crescimento. “Nossa expectativa é que esta tendência continue à medida que as renováveis cada vez mais se provem economicamente viáveis e os países se movimentem para alcançar seus objetivos climáticos estabelecidos em Paris”, ressalta Amin.

Fonte: PetroNotícias

Compartilhe
Outras Notícias
Newsletter

Cadastre-se para receber nossos informativos.